top of page
black_board_chalk_traces_school_learn_ed
Ninho Logo 3 - 1.png

Começando a produzir música eletrônica: o que realmente é necessário?

Produzir música eletrônica é uma atividade que tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo, mas muitos podem se sentir desencorajados por acreditar que precisam de um grande estúdio e equipamentos caros. Se não sabe por onde começar, não se preocupe, a boa notícia é que o início da produção musical eletrônica é bem simples e requer apenas itens básicos que vamos te contar agora.

1 . Força de Vontade / Dedicação O primeiro item da lista não poderia ser outro que não esse. Acima de tudo o mais importante é ter força de vontade e dedicação para aprender e colocar em prática. Neste ponto gosto sempre de mencionar a ''lei das 10 mil horas'' de Gladwell que menciona a importância da preparação. É necessário empenho, esforço e treinamento para lapidar até mesmo o mais puro talento.


2 . Computador O segundo item essencial é um computador e sem mistérios quanto a isso, você pode começar com qualquer modelo, desde que ele consiga executar softwares de produção musical. Claro que quanto melhor for o computador mais fácil se tornará rodar os programas e mais suportará os processamentos principalmente dos projetos de músicas mais elaboradas, porém não se prenda a isso, no início os projetos são básicos e um computador simples é mais que o suficien


3 . Referência Sonora (Fone de Ouvido/Monitor de Áudio) O terceiro item essencial é uma referência sonora. O que é isso afinal? Pode ser tanto um fone de ouvido, quanto um monitor de áudio. Indico que busque algo específico para produção musical, pois ela será seu melhor amigo em sua caminhada, mas não esqueça que preço não é comprovação de que será a melhor opção e isso é quase um casamento, você precisa encontrar uma opção que esteja confortável e que te permita ter horas de treinamento com qualidade.

O que mais indico é que seja um fone de ouvido, eles costumam ser mais acessíveis financeiramente do que os monitores de áudio e, além disso, não demandam de uma organização do espaço físico tanto quanto os monitores. Se for optar por monitores, existem algumas regrinhas de acústica que irá precisar pesquisar na internet, como posicionamento dos monitores, tratamento do seu espaço para eliminar reverberação excessiva e opte pelos monitores de áudio menores para não ter muito problema com excesso de grave em seu local de produção e com os vizinhos. Algumas marcas referência no mercado (específicos para produção musical): Fones de Ouvido Audio-Technica, Sennheiser, AKG, Beyerdynamic. Monitores de Áudio KRK, Yamaha, Mackie. -------

Vou deixar meu relato... Apesar de hoje em dia ter um estúdio acusticamente tratado e monitores de áudio, ainda sim gosto de ser bem prático e produzir utilizando aquele bom e velho fone de ouvido que vinha nos celulares da apple, o clássico com fio e saída p2 e que muita gente acha fraco... É um fone simples, mas que o casamento do meu ouvido com ele e o resultado de qualidade sonora que consigo chegar me deixa imensamente satisfeito. Claro que isso se dá pelos quase 15 anos de dedicação, estudos e amadurecimento, mas tenha em mente que quanto mais prático for, mais tranquilo será para poder produzir em qualquer lugar e a qualquer hora. O jeito que desenvolvi me ajuda e muito a conseguir produzir em viagens, hotéis e até mesmo tomando um solzinho na piscina. Atualmente os avanços tecnológicos vêm dando cada vez mais acesso ao conhecimento, equipamentos mais baratos, programas mais acessíveis e ainda mais completos, tudo isso tem tornado menos custoso financeiramente e em relação ao tempo gasto também. Existem inúmeros vídeos, canais, influenciadores, escolas, cursos online e presenciais que podem ajudar na sua formação, mas o mais importante é colocar em prática tudo o que você aprender, experimentando e criando suas próprias músicas. Nunca se esqueça que a qualidade do seu trabalho dependerá muito mais do seu empenho e dedicação do que do tamanho do seu estúdio ou dos equipamentos que você possui. Então, mãos à obra e comece a criar!

bottom of page